domingo, 30 de novembro de 2008

PACIÊNCIA (Arnaldo Jabor)

Ah! Se vendessem paciência nas farmácias e supermercados... Muita gente iria gastar boa parte do salário nessa mercadoria tão rara hoje em dia.
Por muito pouco a madame que parece uma 'lady' solta palavrões e berros que lembram as antigas 'trabalhadoras do cais'... E o bem comportado executivo? O 'cavalheiro' se transforma numa 'besta selvagem' no trânsito que ele mesmo ajuda a tumultuar...
Os filhos atrapalham, os idosos incomodam, a voz da vizinha é um tormento, o jeito do chefe é demais para sua cabeça, a esposa virou uma chata, o marido uma 'mala sem alça'. Aquela velha amiga uma 'alça sem mala', o emprego uma tortura, a escola uma chatice.
O cinema se arrasta, o teatro nem pensar, até o passeio virou novela. Outro dia, vi um jovem reclamando que o banco dele pela internet estava demorando a dar o saldo, eu me lembrei da fila dos bancos e balancei a cabeça, inconformado...
Vi uma moça abrindo um e-mail com um texto maravilhoso e ela deletou sem sequer ler o título, dizendo que era longo demais.
Pobres de nós, meninos e meninas sem paciência, sem tempo para a vida, sem tempo para Deus. A paciência está em falta no mercado, e pelo jeito, a paciência sintética dos calmantes está cada vez mais em alta.
Pergunte para alguém, que você saiba que é 'ansioso demais' onde ele quer chegar? Qual é a finalidade de sua vida?
Surpreenda-se com a falta de metas, com o vago de sua resposta.
E você? Onde você quer chegar?
Está correndo tanto para quê? Por quem?
Seu coração vai agüentar?
Se você morrer hoje de infarto agudo do miocárdio o mundo vai parar?
A empresa que você trabalha vai acabar?
As pessoas que você ama vão parar?
Será que você conseguiu ler até aqui? Respire... Acalme-se... O mundo está apenas na sua primeira volta e, com certeza, no final do dia vai completar o seu giro ao redor do sol, com ou sem a sua paciência...
NÃO SOMOS SERES HUMANOS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL.SOMOS SERES ESPIRITUAIS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA HUMANA.

10 comentários:

Dani Uzeda disse...

Excelente texto do Jabor!!! É verdade, estamos cada dia mais impacientes e intolerantes. O tempo ou a falta de, está nos corrompendo e nos tornando pessoas piores. Ainnn. Bjus

Wander Veroni Maia disse...

Eu procuro exercitar a minha paciência, mas a coisa tá difícil, viu...rs. Espero conseguir um dia...rs. Mas o que mais me irrita é engarrafamento quando vc está com compromisso marcado. Isso me irrita! Mas vou exercitar mais a minha paciência. O texto do Jabour é sublime nisso.

Abraço,

=]

-------------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Anônimo disse...

é verdade..estamos cada vez mais impacientes.. querendo ter tudo sempre alí a tempo e a hora.
parabéns pelo blog..
bjus...;)^^ vlw pelo coment e será sempre bem vinda la no meu

kris disse...

Amei esse texto... Tinha que ser do Aranldo mesmo, ele é ótimo!!!
Parabéns peo blog, é show, voltarei aqui mais vzs...
BjOs

Anônimo disse...

Eu mesma não tenho paciência para muita coisa!!! Mas adoro o Jabor.

Tony Prado disse...

Adorei. :P

Eu também tenho meu próprio "mantra" pros momentos de raiva, mas prefiro não transcrevê-lo aqui.

rsrs

Abração!

Lara Sousa disse...

Esse texto é otimo, as vezes ficar irritado não faz a gente ganhar nada pelo contrário, mas muitas vezes é impossivel nos controlar e dá votnade de comprar paciencia, mas eu faço como diz no texto, fecho os olhos respiro fundo e to pronta para não explodir.

beeijO

Anônimo disse...

hahaha, salve Jabor!
paci~enica é algo que as vezes eu tenho de mais, mas na maioria d emenos.



http://alacarte-domeujeito.blogspot.com/

Pod papo - Pod música disse...

Adorei o texto!
Muito bom aquele exemplo que tem gente que reclama de consultar sua conta na internet porque ela está muito demorada mas, nem se compara o tempo de fila que a gente pega se fomos consultar ou pagar alguma conta no banco! Eu não dirijo mas, vejo que tem motoristas que buzinam à toa, esse bando de apressadinhos que depois que atropelam pessoas ou sofrem acidente culpam a prefeitura por falta disso, falta daquilo. que pressa é essa né? As pessoas estão se esquecendo do principal, elas estão se esquecendo de viver!

Beijão!

Anônimo disse...

Jabor tem cada texto...