Bom,recebi um e-mail com esse texto, !
Não se encaixa a todos..mas sim a quem mora em belo horizonte! Vai entender.
E ao restante das pessoas,isso é o espelho de um bom pedaço da política no Brasil!
Um debate sem câmeras
Certamente não estaria escrevendo este texto se não tivesse presenciado no dia de hoje, 15 de outubro de 2008, o debate promovido pela Folha de São Paulo, no teatro Dom Silvério. Entrei no teatro tranqüilo e sai completamente atordoado. Márcio Lacerda não fez mais do que o mínimo esperado para um candidato a prefeito que disputa o segundo turno da capital do estado de Minas Gerais. Agora, o comportamento do tal da família Quintão, nosso "futuro prefeito", simplesmente deplorável. Ficou clara a falta de qualidade e de conhecimentos para generalizar e responder a perguntas simples dos jornalistas. Ficou clara a falta de conteúdo por trás do discursozinho de "dá pra fazer". O tal sotaque caipira, que "conquistou o povo de BH", não existe por trás das câmeras. Aliás, o próprio confessou que sua campanha deslanchou depois que ele afastou o coordenador e passou a "falar com o povo" do "seu jeito". Leonardo foi encurralado, pressionado, e em algumas questões simplesmente desistiu de responder, enrolando-se com o próprio discurso e com a falta de conhecimento sobre o próprio plano de governo. Tratou com ironia e descaso questões importantes, como as gafes cometidas ao citar o envolvimento do adversário na luta contra a repressão. E o pior, em determinado momento do debate, passou a debochar da platéia e dos entrevistadores, respondendo as questões utilizando o seu "sotaque caipira" e os seus jargões, "dá pra fazer" ou "gente cuidando de gente" quase que em tom de provocação. Ainda tive o desprazer de presenciar a atuação dos assessores/militante s/futuros comes-e-dormes de Leonardo Quintão comemorando antecipadamente o 1 de janeiro, dia da posse, e claro, os cargos e salários de que passarão a desfrutar.
Por fim, cheguei a trocar algumas palavras com o pessoal da Folha e tive de escutar um "é uma pena" de um analista político ao falar sobre a eleição em BH e sobre este apelo quase infantil que está sendo usado.
O voto
Apesar de ter recebido boas referências quanto à qualidade profissional e a capacidade de gestão do candidado Lacerda, assim como muitos, não me sinto confortável em compactuar com o projeto de vida do Sr. Aécio e com o uso da máquina administrativa para transferir votos. No entanto, precisamos ser práticos! Será que vale a pena ressuscitar velhos esqueletos (newton cardoso), armar o palco para a candidatura de Helio Costa ao governo do estado, colocar a cidade nas mãos de um ator/populista/ demagogo e de sua família, inchar a administração com o atraso do PMDB, para dar uma resposta à soberba de Aécio e Pimentel? Eu acho que não!
Estamos em um país em que a democracia ainda engatinha. Não podemos nos dar ao luxo de andar para trás. Infelizmente não temos mais as ideologias e utopias que outrora serviram de refugo para a indignação. Aliás, sinceramente. .. Não sei qual é o sentimento de impotência maior... O mínimo que podemos fazer é, neste pequeno espaço que sobrou, lutar pelas melhorias contínuas. Chamem-me de tecnocrata, pragmático ou o que for. Votar NULO é corroborar com o vazio que nos fez chegar a esta situação.
Ainda há tempo para virar este quadro.
POPULISMO BARATO? NÃO! QUINTÃO? NÃO!
Sds, Daniel Fonseca Mauro
12 comentários:
eu odeio política, simplesmente ignoro (ano que vem o voto eu serei obrigado a votar o,Ó)
Pois é,
enquanto as pessoas odiarem política e se manterem distantes dela, teremos políticos despreparados sendo eleitos apenas por possuirem alguma caracteristica engraçada, bacana, bonita, etc. Gente "simples", "bonita", "engraçada", bizarra, vai continuar noi Poder...
Tenho 22 anos e fui candidato a vereador em Indaiatuba. Fiz uma campanha limpa e pautada apenas em Idéias e projetos. Nada de circo. Fiquei como 1º suplente e tenho boas chances de assumir. Isso mostra que nem todo mundo está completamente desantenado como, alguns...
PS: Parabéns pelo Blog. Aliás, muito interessante o seu nponto de vista.
Um abraço,
Ganem
www.ideiasdoganem.blogspot.com
muito bom o texto, e discordando do cara acima... temos q nos conhecer a politica e muda-la..
Putz, acompanhei duas propagandas política do Leonardo Quintão, achei que ele ganharia rindo, mas agora com essa informação não sei como será o resultado do 2º turno em BH. Moro em Ipatinga, onde o pai do Leonardo Quintão perdeu em sua "reeleição"!
Bjjj
SEVERGONHICE DA PESADA!
MAS CONTINUE ASSIM , O BLOG TÁ "MARA"!
VISITA O MEU PAIXAUMMMM
AUAHAHUUAUAUAUAAAHAUAUHA
http://transgressivas.blogspot.com/
Olha, tá certo que o cara que te mandou o texto é um "Lacerdista" roxo, mas entre um e outro (ou entre o sujo e o mal lavado) eu fico com o Quintão. De todos os contatos que tenho em BH, inclusive de vários jornalistas da área, todos dizem que algo tem que mudar na prefeitura. Continuar "blindada" pelo Sr. Aécio Neves do jeito que é não pode mais.
Mas curiosamente, quem menos se dá mal nessa eleição é o próprio "governator". Pq o PMDB é da base, e ainda há uma chance dele "migrar" pra lá para a candidatura presidencial em 2010...
Coisas de política né...
Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com/
é dificil acreditar em politica assim, e o pior é que compactuamos com tudo isso e os poucos que se incomodam são sufocados pela maioria que não quer mudanças, sou do Rio de janeiro e a cada dia que passa o o voto tem perdido o sentido pra mim e nem tenho mais vontade de participar disso, não sei quando vai mudar, então só resta lamentar por essa cidade em mais uma eleição como essas,.
Valeww
gde abrsss
http://fernu5083.blogspot.com/
Sei lá, nem acredito mais na política nem nos políticos. Talvez ainda reste um pouco de esperança que for em mim, mas ela não está se demonstrando pra mim nesses últimos tempos...
vou fazer minhas as palavras do Bruno (2º comentário no que diz respeito à
"enquanto as pessoas odiarem política e se manterem distantes dela, teremos políticos despreparados sendo eleitos apenas por possuirem alguma caracteristica engraçada, bacana, bonita, etc. Gente "simples", "bonita", "engraçada", bizarra, vai continuar no Poder..."
Sinceramente?
Seu texto esta bem sincero.. =]
é oque acontece...
Esse é meu Brasil, adorei o texto.
Muito bom o seu blog, parabéns.
Visitem o meu:
http://tchannannan.blogspot.com/
bellissimo seu texto prbns
valeu.
http://moemaemdebate.blogspot.com
Postar um comentário